LUTZENBERGER PARA O MUNDO
Leandro Selister, artista plástico


No dia 13 de março de 2000, entrava no ar o site Artewebbrasil. O projeto idealizado por mim e por Maria Eunice Gavioli ficou no ar durante nove anos (2000-2009) e tratou, durante esse longo tempo, considerando que era um projeto independente e sem qualquer tipo de subsídio e/ou patrocínio, de divulgar através de textos, imagens e exposições virtuais a arte produzida no Rio Grande do Sul.

Relembro esse fato agora, porque já no segundo mês de atuação do Artewebbrasil (Abril/2000), realizamos uma exposição virtual em homenagem ao artista José Lutzenberger, um ano antes do cinquentenário de sua morte. A mostra foi possível graças à confiança de suas duas filhas e sensibilidade em relação à proposta do site. Rose e Madalena Lutzenberger disponibilizaram o acervo para que pudéssemos digitalizar as aquarelas e bicos de pena, e mostrar aos usuários do site um pouco do trabalho e da sensibilidade desse artista-arquiteto-engenheiro, pouco conhecido do grande público.

Ao digitalizar as obras, tive a oportunidade rara de observar de muito perto aquelas pequenas jóias realizadas em aquarela e bico de pena. Essa experiência não saiu mais da minha cabeça e, naquele momento, prometi a Rose e Madalena Lutzenberger que um dia eu faria um site do Lutzenberger, onde disponibilizaríamos uma parte significativa do acervo pertencente à família, tornando acessível ao Brasil inteiro, e, é claro, ao mundo, a sua obra, onde o cotidiano é representado em uma riqueza de detalhes de tirar o folêgo.

Hoje, passados nove anos, cumpro a promessa realizada e o site de José Lutzenberger está no ar. A partir de agora, e, a cada 30-40 dias, uma nova coleção estará disponível para a apreciação daqueles que se permitem o exercício do olhar.

O olhar que precisa de tempo, de paciência.

O olhar que busca o que está escondido e que se mostra aos poucos.

Sim, essa é a mágica do trabalho de Lutzenberger.

Nada se entrega de imediato, e, é preciso que deixemos a nossa sensibilidade aflorar, para descobrir através de suas aquarelas e bicos de pena, nessa primeira coleção apresentada no site, uma Porto Alegre de um tempo longínquo, registrado pela aguda capacidade de observação do artista e por seu absoluto domínio técnico.

Através do trabalho de Lutzenberger, tenho a certeza de que a Arte deve ser antes de tudo, um momento de emoção, de sonho, de encantamento.

Um momento impossível de descrever e com a mesma intensidade, impossível de esquecer.